segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

120 anos Após... 31 de Janeiro de 1891!



Celebram-se hoje, os 120 anos sobre a 1ª grande revolta contra o regime monárquico em Portugal.

A revolta do 31 de Janeiro de 1891 no Porto, comporta em si duas grandes bases: o descontentamento contra as cedências do Governo (e da Coroa) ao ultimato britânico de 1890 por causa do Mapa Cor-de-Rosa, e o exemplo da recente proclamação da República no Brasil
As figuras cimeiras da "Revolta do Porto" foram o capitão António Amaral Leitão, o alferes Rodolfo Malheiro, o tenente Coelho, além dos civis, o dr. Alves da Veiga, o actor Verdial e Santos Cardoso, além de vultos eminentes da cultura como João Chagas, Aurélio da Paz dos Reis, Sampaio Bruno, Basílio Teles, entre outros.


O desfecho não foi de todo favorável, aos republicanos. A revolta foi abafada e alguns dos implicados conseguiram fugir para o estrangeiro: Alves da Veiga, o jornalista Sampaio Bruno e o Advogado António Claro, assim como o Alferes Augusto Malheiro.
A reacção oficial foi implacável, tendo os revoltosos sido julgados por Conselhos de Guerra, a bordo de navios, ao largo de Leixões: o paquete Moçambique, o transporte Índia e a corveta Bartolomeu Dias . Para além de civis, foram julgados 505 militares. Seriam condenados a penas entre 18 meses e 15 anos de degredo em África cerca de duzentas e cinquenta pessoas. Em 1893 alguns seriam libertados em virtude da amnistia decretada para os então criminosos políticos da classe civil.
Em memória desta revolta, logo que a República foi implantada em Portugal, a então designada Rua de Santo António (Porto) foi rebaptizada para Rua de 31 de Janeiro, passando a data a ser celebrada dado que se tratava da primeira de três revoltas de cariz republicano efectuadas contra a monarquia constitucional (as outras seriam o Golpe do Elevador da Biblioteca, e o 5 de Outubro de 1910).

Como forma de apoiarmos os estudos destas matérias e, mais uma vez, com a prestimosa colaboração dos Professores Isilda Mata e Fernando Carvalhais ( a quem agradecemos mais esta colaboração), deixamos 2 aplicações ( uma para o 6º ano e outra para o 9º ano).

Para as descarregar, siga a hiperligação ( imagems da proclamação no Porto a 31 de Janeiro).

1 comentários:

Filipa Catarina disse...

A revolta do dia 31 de Janeiro de 1891, para mim foi muito importante, pois encorajou as futuras gerações a contestarem a monarquia. E mostrou o descontentamemto do povo perante esta. Esta revolta, contribui para a revulução do 5 de Outubro de 1910, que ajudou Portugal a superar os problemas que haviam durante o regime monarquico.

Enviar um comentário